Boas Ideias

A maioria do que você vai ver aqui não é de minha autoria. São passo a passo e ideias que garimpo por aí e resolvi compartilhar com vocês. Sou uma apaixonada por culinária, artesanato e decoração. Estou sempre de olho em pequenos detalhes que fazem diferença a qualquer oportunidade que aparece. Assim, resolvi centralizar aqui, várias ideia para quem também está sempre querendo embelezar a vida. Se precisarem de algo que não encontrarem aqui deixem um comentário no post "Dúvidas e afins".

7 de ago de 2013

Que delícia!!!

 


Essa receita eu tirei daqui: http://www.pamelabrandao.com/receitas/tag/claras-em-neve/. A foto está tão linda que tive de colocar a receita aqui. Vou testar. Quero o meu tão lindo quanto esse.
Bolo Mesclado
Ingredientes:
Massa:
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
5 ovos grandes
2 xícaras (chá) de açúcar
3/4 xícara (chá) de leite fervente
2 colheres (sopa) de óleo de soja
1 colher (sopa) de fermento químico em pó
1 pitada de sal
5 gotas de essência de baunilha
Recheio (Creme de confeiteiro):
½ lata de leite condensado
500 ml de leite
½ lata de creme de leite sem o soro (ponha a lata no freezer por 10 minutos, faça um furo e escorra o soro)
3 gemas de ovos
3 colheres (sopa) de amido de milho
5 gotas de essência de baunilha
Calda:
¾ xícara (chá) de água filtrada
1 colher (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de rum
Cobertura/Merengue Italiano:
2 xícara(s) (chá) de açúcar
1 xícara(s) (chá) de água fervente
4 claras de ovos batidas em ponto de neve
Cobertura de Chocolate:
6 colheres (sopa) de chocolate em pó
3 colheres (sopa) de leite
1 colher (sopa) de manteiga
Preparo:
Pré-aqueça forno à 180°.
Massa:
Bata os ovos com o açúcar por dez minutos. Desligue a batedeira, junte a farinha e os demais ingredientes e misture tudo cuidadosamente (para que os ovos não percam o ar). Ponha a massa em duas formas de 18 centímetros de diâmetro, untadas e enfarinhadas, e leve-as ao forno médio, por uns 45 minutos ou até que os bolos corem e passem no teste do palito. Depois disso, tire as formas do forno e deixe que esfriem.
Recheio/Creme de confeiteiro:
Ponha o leite condensado numa panela de fundo grosso. Dissolva o amido de milho no leite e junte-o ao leite condensado. Ponha uma peneira sobre essa panela, e passe as gemas por ela. Misture os ingredientes da panela e leve-a ao fogo, mexendo sempre (com uma colher de pau) até que vire um mingau. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite e a essência. Misture tudo e cubra a mistura com um pedaço de papel alumínio (que deve ficar colado no mingau, para que não forme uma película dura na superfície do creme).
Calda:
Misture a água com o açúcar e leve-os ao fogo até que fervam. Apague o fogo, espere esfriar e junte o rum.
Cobertura/Merengue Italiano (de açúcar caramelizado):
Ponha o açúcar numa panela pequena e leve-a, ao fogo até que o açúcar caramelize, formando uma calda líquida, cor de âmbar. Despeje a água fervente sobre o caramelo ( com cuidado, pois espirra e pode provocar queimaduras). Deixe que a calda continue a cozinhar até que os grumos de açúcar dissolvam e a calda comece a borbulhar. Nesse ponto, pingue umas gotinhas da calda num pires com água fria. Quando for possível pegar essas gotinhas, que se transformam numa balinha puxa-puxa, derrame a calda (devagar e com a batedeira ligada), sobre as claras (que já devem estar na tigela da batedeira, batidas em ponto de neve). Deixe que a mistura bata até amornar e clarear ligeiramente.
Cobertura de chocolate:
Misture todos os ingredientes, cozinhe até o ponto de fervura e joga-se sobre o bolo já coberto com o merengue, formando o desenho que desejar. Pode-se também usar chocolate em barra derretido com manteiga ou creme de leite.
Montagem:
Ponha um dos bolos no prato em que vai apresentá-lo. Escave-o um pouco (como se quisesse fazer uma piscininha no topo do bolo, deixando uma borda/margem sem escavar em volta da piscina). Borrife a piscininha com metade da calda. Ponha o creme de confeiteiro dentro da piscininha, e coloque o segundo bolo sobre o primeiro, em cima do creme. Molhe o segundo bolo com o restante da calda. Alinhe os dois bolos e espalhe o merengue sobre os dois, cobrindo-os. Por cima do merengue, derrame o chocolate derretido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre um presente!