Boas Ideias

A maioria do que você vai ver aqui não é de minha autoria. São passo a passo e ideias que garimpo por aí e resolvi compartilhar com vocês. Sou uma apaixonada por culinária, artesanato e decoração. Estou sempre de olho em pequenos detalhes que fazem diferença a qualquer oportunidade que aparece. Assim, resolvi centralizar aqui, várias ideia para quem também está sempre querendo embelezar a vida. Se precisarem de algo que não encontrarem aqui deixem um comentário no post "Dúvidas e afins".

18 de jun. de 2014

As preferidas

Quem me conhece sabe que sou apaixonada por culinária. Não faço tantas coisas gostosas como gostaria porque nem podemos apreciá-las tanto assim, rsrsr, mas tenho alguns blog´s que adoro como "naminhapanela.com" , "pitadinha.com", "cozinhaterapia e cozinhapratica" ambos do GNT, entre outros que citarei aqui. Então peço licença para postar aqui as minhas preferidas.

... Todas as imagens e texto das receitas foram retirados dos blog´s que citarei em de cada receita...


Hasselbackspotatis ou Batatas suecas
naminhapanela.com
 Hasselbackspotatis ou batatas suecas
antes de tudo insisto, façam com a casca, o sabor da batata fica muito mais gostoso!! mas vamos a receita:  lave beeem ass batatas e depois de enxugar faça cortes finos nelas sem chegar até o final. Coloque-as batatas em uma forma untada e pincele cada uma delas com manteiga – isso faz com que a casca fique mais macia e saborosa. Leve ao forno em temperatura média por mais ou menos 45 min ou até as batatas ficarem macias e douradas. Na metade do tempo, pincele um pouco mais de manteiga para ela não ressecar.
enquanto as batatas assam, vamos ao creme: pique 1 maço de espinafre (já devidamente lavado) em pedaços pequenos,  e refogue junto com 1 colher generosa de manteiga e 1 cebola pequena em cubos. quando as folhas murcharem, misture 1 copo de requeijão, 1/2 copo de leite e 1 colher de chá de maizena. acerte o sal, ou como eu coloque um pouco de queijo parmesão ralado. Em fogo baixo e sempre mexendo, deixe engrossar.
agora é tirar suas hasselbackspotatis do forno, regar com bem muito creme e se quiser fazer mais uma gracinha, ainda salpica uns pedaços de bacon bem crocantes
Tortilla de batata
naminhapanela.com 
 tortilla de batata
6 batatas médias e sem casca em fatias beeemm finas, enquanto isso, em uma frigideira (que você consiga virar num prato) aquece 250 ml de azeite e aos poucos vai colocando as batatas em camadas, aí em fogo médio, você vai deixar a batata cozinhar no azeite, mexendo de vez em quando para ficar tudo por igual… conforme elas forem ficando bem macias, você pode ir quebrando um pouco para que os pedaços de batata fiquem menores. e sim, você vai olhar e pensar “meu deus e isso vai dar certo?” mas vamos na fé que tudo vai acabar bem, rs… então, você vai retirar as batatas da frigideira e reservar. Agora aproveitando o azeite que está na frigideira você vai dourar 1 cebola grande cortada beemm pequeninha, depois vai adicionar os 5 ovos inteiros batidos , batata que está reservada e 100gr de queijo parmesão ralado, vá misturando e fazendo o formato de disco fritando por 5 minutos até que a parte superior fique consistente, depois disso vem a parte mais difícil, virar a tortilha! Com o auxílio de um prato você vai virar a tortilha e colocar para fritar o outro lado. Assim que dourar, ela está pronta para servir.

Tortinha de espinafre
naminhapanela.com
misture bem 1/2 xíc. de espinafre cozido e picadinho (às vezes compro o congelado mais natural que tem no mercado pra facilitar minha vida), 1 ovo, 1 colher de sopa bem cheia de creme de ricota e sal a gosto.  então é só dispor em mini forminhas como eu :-) ou colocar em um recipiente, salpicar um tantinho de chia e levar ao forno médio por cerca de 20min ou até que que ele fique estufadinho.

Torta de atum com legumes
naminhapanela.com 




misturei 1 lata de atum (sem o líquido), com 2 gemas e cerca de 150g de legumes cozido (aí fica a seu gosto, eu usei brócolis, couve flor e cenoura), 1/4 de xíc. de leite, 1 colher de sopa de creme de ricota (que pode ser requeijão) e 1/2 colher de chá de sal. então, misture delicadamente 2 claras batidas em neve. então, é só despejar em um refratário untado com manteiga e levar ao forno em temperatura média por aproximadamente 20 min ou até ficar douradinho em cima e firme por dentro. deixe esfriar um pouquinho antes de servir 

Quiche de mandioquinha com iogurte
naminhapanela.com  

 quiche de mandioquinha com iogurte

comecei ralando 500g de mandioquinha e cozinhando com um  tantinho de sal… quando ela estava bem macia, deixei escorrer beeemmm… enquanto isso refoguei em 1/2 colher de manteiga, 1 talo grande de alho poró (que você pode substituir por cebola também) até ele ficar bem molinho. junte então a mandioquinha, refogue um pouquinho e deligue o fogo. em uma tigela à parte bata 3 ovos até eles dobrarem de tamanho, adicione sal e pimenta do reino à gosto e misture ao refogado. por último, você vai adicionar 250ml de iogurte natural. você vai jogar esse creme em uma forma de fundo falso de cerca de 15 cm coberta com uma casquinha de biscoito (aqui usei 1/2 pacote de biscoito versão integral com gergelim bem triturada misturada a 1 colher de sopa de manteiga derretida – com essa quantidade ficou uma massinha mais esfarelenta mas era assim que eu queria mesmo). por último e não menos importante coloquei por cima 100g de queijo branco cortado em cubos grandes. agora é assar em temperatura baixa por aproximadamente 1h ou até que ele esteja bem firme

Antepasto de abobrinha
naminhapanela.com

antepasto de abobrinha

1 abobrinha, 3 tomates, 1 cebola média e 1 pimentão. Cortei todos esses ingredientes em tiras coloquei em um tabuleiro, temperei com cerca de 100ml de azeite e 20ml de vinagre de vinho branco, uma pitada generosa de pimenta do reino moída na hora e sal a gosto. Aí foi só cobrir o tabuleiro com papel alumínio e levar ao forno médio por 40min, depois você retira o papel alumínio dá uma mexida para misturar tudo e volta no forno por mais 20 min.
É fácil assim estava pronto um delicioso antepasto de abobrinha.

Escondidinho de milho
naminhapanela.com

escondidinho de milho
comecei fazendo um molho com 300g de linguiça calabresa, 300 g de molho de tomate (deixando ele bem grossinho). depois, fervi 2 xíc. de água, junto com 1 cubo de caldo de legumes (mas se você quiser ser mais saudável, pode usar 3 xíc. de caldo de legumes caseiro), adicionei 1 xíc.  de flocão de milho (aquela farinha grossinha para fazer cuscuz) e misturei bem… acrescentei então 1 caixa de creme de leite (cerca de 200ml da caixinha mesmo) e 1/2 xíc. de leite. misturei bem e em fogo baixinho, até formar um creme pastoso… aí foi só montar: uma camada do molho de calabresa, uma de polenta cremosa, umas colheradas de requeijão e para fechar um punhado de queijo parmesão ralado. aí é levar ao forno em temperatura média (e de preferência na prateleira de cima) para gratinar.



Torta cheeseburger
naminhapanela.com
primeiro, processe 100g de biscoito de gergelim (tipo cream cracker) até virar uma farofinha e misture com 2 colheres de sopa de manteiga que derreti para facilitar a mistura. cubra uma forma de fundo falso de aprox. 15 cm com essa casquinha e leve ao forno em temperatura média por uns 5 min. enquanto isso,  prepare a carne, começando por refogar 2 colheres de sopa de manteiga junto com 1 cebola média cortada em cubos, quando a cebola estiver bem macia, adicione  500g de carne moída e deixe ela fritar bem… quando a carne estiver bem cozidinha, adicione 2 colheres de sopa de molho barbecue2 colheres de sopa molho de tomate e tempere com pimenta do reino e sal à gosto. por último, você vai fazer o creme de cima, misturando bem 250g de creme de ricota (que você pode substituir por requeijão ou cream cheese), 100ml de leite1 ovo inteiro50g de queijo parmesão1 colher de sopa de mostarda. a montagem vai ser assim… por cima da camada de biscoito você vai colocar a carne, apertando bem para ela ficar bem juntinha e ficar mais fácil de cortar depois, e por cima, o creme de queijo. leve ao forno, em temperatura média, por uns 40 min, ou o tempo suficiente para a camada de queijo endurecer um pouco e ficar douradinha… como a carne ainda solta um tantinho de gordura, leve ao forno com um tabuleiro embaixo da sua forma, assim, não suja seu forno todinho…
Filé de frango na cerveja
naminhapanela.com


filé de frango na cerveja
Você vai temperar 1kg de filé de peito de frango com pimenta do reinosal e 200ml de vinho branco, deixe descansar por pelo menos 30 min. numa panela grande, esquente 100ml de azeite e mergulhe um a um os peitos de frangos, assim que estiver bem douradinho você retira o frango da panela e adiciona ao azeite, 2 cebolas médias cortadas em rodelas. quando a cebola estiver transparente, você vai adicionar novamente o frango e 250ml de cerveja preta. então é deixar em fogo baixo até que o molho engrosse um pouquinho. molho grossinho? então você vai retirar os pedaços de frango e adicionar ao molho de cebola, 200ml de creme de leite.

Torta de carne com berinjela e camada de ricota
naminhapanela.com
 torta de carne com berinjela e camada de ricota
já havia 500g de carne moída refogada com 1 cebola média cortadinha. aí, foi cortar 1 berinjela média em tirinhas, deixar elas descansando com um tantinho de sal e adicionar a carne para ela cozinhar… eu ainda coloquei uma pitada de pimenta calabresa para deixar um pouquinho apimentado. enquanto a carne e a berinjela cozinhavam, bati 3 ovos grandes, adicionei 200g de ricota fresca (aquela que não é tão esfarelenta, mas você pode substituir por creme de ricota, requeijão ou cream cheese), 1 colher de café de sal e despejei essa mistura por cima da carne, que já estava em um refratário. aí foi levar ao forno, por uns 40 min, em temperatura média e deixar essa camada de cima ficar bem firme…

Quiche de queijo branco com alho poró
cozinha prática


Para a massa:
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
150g de manteiga bem gelada
5 colheres (sopa) de água gelada
1 colher (chá) de sal

Modo de preparo:
Você vai precisar de uma forma de quiche ou de fundo removível de cerca de 20cm de diâmetro e, de preferência, antiaderente. Quanto mais alta, melhor! Numa tigela, coloque água com gelo e reserve. Corte a manteiga em cubinhos de cerca de 1cm e coloque numa tigela com a farinha e o sal. Misture com as mãos, rapidamente, sem desmanchar completamente a manteiga. Com a colher-medidora, transfira as 5 colheres (sopa) de água gelada para a tigela e misture apenas até conseguir formar uma bola. Evite trabalhar demais a massa, pois ela acaba ficando menos crocante. O segredo é deixar pontinhos de manteiga aparentes, sem serem incorporados à farinha. Embrulhe a bola de massa em filme ou coloque num saco plástico e leve à geladeira por 2 a 24 horas, o que for mais conveniente para você.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre um presente!