Craft passo a passo

A maioria do que você vai ver aqui não é de minha autoria. São passo a passo e idéias que garimpo por aí e resolvi compartilhar com vocês. Sou uma apaixonada por artesanato em geral e vivo a procura de novidades a qualquer oportunidade que aparece. ~Então resolvi centralizar aqui, várias ajudinhas para quem também está sempre querendo "fazer arte". Se precisarem de algo que não encontrarem aqui deixem um comentário no post "Dúvidas e afins".

20/09/2010

Transferência de imagem

Outro dia assisti a um programa de TV que ensinava uma tecnica super interessante de transferencia de imagem para uma cadeira. Adorei, mas no programa não dizia o nome do produto usado, somente líquido para transferênica. Pesquisando muito achei a técnica passo a passo e com o produto indicado. Estou louca para testar. Segue aqui o PAP para todos.

Transferência de imagem

A técnica consiste em transferir uma imagem de xérox a laser feita em folha sulfite comum sobre diversas superfícies previamente preparadas, como: madeira, tela, tecido, cerâmica, metal...

Material:
Peça em MDF
Base acrílica para artesanato
Tinta acrílica fosca cor clara
Fotocópia a laser
Transfer Print Corfix
Água para remoção do sulfite
Verniz spray
Rolinho de espuma
Pincel 456-16
**Opcional para acabamento com sombreado em volta das imagens e bordas da caixa: pincel 427-12 e 440-4, gel para matizar, tinta acrílica fosca cor: dusty rose

1. Pinte o MDF com rolinho de espuma usando a base acrílica. Dê duas demãos intercale secagem, também utilizando a lixa 400 para um perfeito acabamento e passe uma lixa bem fina.
Se preferir utilize em seguida uma tinta acrílica de cor clara, finalizando com a lixa e removendo em seguida qualquer resíduo de pó.
2. Recorte a imagem do xérox a laser.
3. Se necessário marque suavemente o contorno da gravura sobre a caixa.
4. Passe uma camada fina do transfer Print sobre a área da caixa escolhida e também sobre a imagem.
Não pode ficar nada sem Transfer inclusive as bordas.Não deixe ondulações de transfer.
5. Aplique a imagem sobre a área preparada com o transfer e com o auxílio de plástico limpo ou do papel encerado vá alisando a imagem do centro para as bordas.
6. Para a secagem pode ser utilizado o secador ou soprador ou proteja a figura com o “suporte” do papel contact e passe ferro morno.

Como retirar o papel sulfite da imagem:
1. Umedeça uma esponja macia e passe sobre a figura que já deve estar seca e com o papel sulfite virado para cima.
2. Molhe a ponta do dedo indicador e esfregue em círculos sobre uma parte do papel e vá fazendo rolinhos e retirando a parte mais grossa de toda colagem.
3. Seque
4. Repita retirando nova película.
5. Seque
6. Repita mais delicadamente e retirando a névoa que ficou.
7. Seque
8. se necessário repita outras vezes.
9. A última camada pode ser retirada usando o pincel de cerdas duras 456 molhado no transfer , esfregando com movimentos circulares e limpando-o em um pano retirando a possível sobra de papel. Passe mais uma demão de transfer sobre a gravura e estará pronto.

Incremente o trabalho como desejar e finalize com o verniz spray.

Sobre o Tecido

Faça como na madeira.
Porém fixe o tecido em uma madeira, utilizando prendedores ou cola permanente APENAS nas bordas da madeira, nunca sob a imagem, para não correr o risco de danificar a imagem quando for desprender.
Entre a madeira e o tecido coloque um pedaço de papel manteiga para não aderir à área da imagem no suporte.

Para finalizar depois de limpar a gravura com o Transfer, passe mais uma demão de transfer sobre a gravura e não aplique o verniz.
Aguarde 72 horas antes de lavar

Dica: Para maior fixação do papel sobre o tecido e sobre a madeira deixe secar prensado ou coloque o papel do contact sobre a gravura e passe a ferro morno. Atenção a imagem quando transferida ela ficará espelhada



Obs. A imagem acima é do programa Bem Simples, que eu vi na TV mas o passo a passo é do site http://www.tvseculo21.org.br/mulherpontocom com técnica ensinada por Celia Bonomi.

Um comentário:

  1. http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAKQuYM3HJ4WodIq4d0ouJkVhQkfXMp5oPUXxmlG0fulx4EsY_A0NoNnd8kxcf6g6yj1bjrbSGH2RSvr8EmhCHisAm1T1UEnZOX76Xhj22ezx-rhMRd13uc8I.jpg
    psseando vi a foto da sua princesa, e me espantei com a semelhança com a minha, lindas.

    ResponderExcluir

Sua opinião é sempre um presente!